Resumo:
O deslocamento das crianças das escolas da zona rural para as escolas da zona urbana
no município de Pilões/PB é o foco deste estudo. O objetivo deste estudo é compreender
como a população do campo do município de Pilões/PB entende este deslocamento,
uma vez que estes tem demonstrado uma repulsa em relação às escolas do campo,
provocando um esvaziamento destas e um super povoamento das escolas urbanas,
buscando-se identificar quais as principais consequências deste ato. Neste sentido,
foram feitos trabalhos de campo, buscando entrevistar pais, professores das escolas do
campo e o secretário de educação do município, buscando nestas entrevistas identificar
suas concepções à cerca da educação do campo, coleta de documentos e registro de
imagens, em relação ao refencial teórico trabalhamos com os seguintes autores: Caldart
(2018), Cervo & Bervian (2002), Freire (1989), Lefebvre (2001), Leite (1999),
Machado (2002), Moreira (2014), Passador (2006), Simões (2018) e Souza (2014), para
o embasamento de nossa pesquisa nos âmbitos teórico e metodológico. Foram
identificadas as principais causas dessa emigração, assim como também, suas principais
consequências. Através desta pesquisa percebemos qual a concepção que se tem em
relação à educação oferecida no campo, identificamos também a posição do poder
público em relação à problemática do fechamento de escolas nas comunidades rurais. É
nesta perspectiva que segue o presente trabalho, buscando analisar o que leva os pais a
matricularem seus filhos nas escolas da zona urbana, tendo em vista que algumas
comunidades ainda possuem escolas e que este fato pode provocar consequências
negativas, como a exemplo, o fechamento das escolas das comunidades rurais.
Descrição:
SOUZA, M. I. C. de. O deslocamento das crianças das escolas de ensino fundamental I da zona rural para as escolas da zona urbana no município de Pilões-PB. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.