UEPB - Repositório Digital

O deslocamento das crianças das escolas de ensino fundamental I da zona rural para as escolas da zona urbana no município de Pilões-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Maria Izabel Cirilo de
dc.date.accessioned 2019-03-27T11:24:12Z
dc.date.available 2019-03-27T11:24:12Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19103
dc.description SOUZA, M. I. C. de. O deslocamento das crianças das escolas de ensino fundamental I da zona rural para as escolas da zona urbana no município de Pilões-PB. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O deslocamento das crianças das escolas da zona rural para as escolas da zona urbana no município de Pilões/PB é o foco deste estudo. O objetivo deste estudo é compreender como a população do campo do município de Pilões/PB entende este deslocamento, uma vez que estes tem demonstrado uma repulsa em relação às escolas do campo, provocando um esvaziamento destas e um super povoamento das escolas urbanas, buscando-se identificar quais as principais consequências deste ato. Neste sentido, foram feitos trabalhos de campo, buscando entrevistar pais, professores das escolas do campo e o secretário de educação do município, buscando nestas entrevistas identificar suas concepções à cerca da educação do campo, coleta de documentos e registro de imagens, em relação ao refencial teórico trabalhamos com os seguintes autores: Caldart (2018), Cervo & Bervian (2002), Freire (1989), Lefebvre (2001), Leite (1999), Machado (2002), Moreira (2014), Passador (2006), Simões (2018) e Souza (2014), para o embasamento de nossa pesquisa nos âmbitos teórico e metodológico. Foram identificadas as principais causas dessa emigração, assim como também, suas principais consequências. Através desta pesquisa percebemos qual a concepção que se tem em relação à educação oferecida no campo, identificamos também a posição do poder público em relação à problemática do fechamento de escolas nas comunidades rurais. É nesta perspectiva que segue o presente trabalho, buscando analisar o que leva os pais a matricularem seus filhos nas escolas da zona urbana, tendo em vista que algumas comunidades ainda possuem escolas e que este fato pode provocar consequências negativas, como a exemplo, o fechamento das escolas das comunidades rurais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação no campo pt_BR
dc.subject Deslocamento pt_BR
dc.subject Escolas urbanas pt_BR
dc.title O deslocamento das crianças das escolas de ensino fundamental I da zona rural para as escolas da zona urbana no município de Pilões-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta