Resumo:
Este trabalho tem como objetivo geral elencar os desafios e as dificuldades que existem no
processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular da Escola Estadual José Soares de
Carvalho, que fica localizada na cidade de Guarabira/PB. E ainda expor os avanços que
ocorreram ao longo do tempo nesse contexto. A pesquisa desenvolvida tem um caráter
qualitativo, utilizando-se um questionário individual e semiestruturado direcionado a
professores e intérpretes de Libras do sistema regular de ensino. Para isso analisamos alguns
documentos oficiais, como: a Lei nº 10.436/02 (Lei da Língua Brasileira de Sinais); o Decreto
nº 5.526/05 que regulamenta a lei supracitada; a Declaração de Salamanca; e a Lei 12.319/10
(Lei do Intérprete de Libras) que tratam dessa temática que trabalham com surdos; autores
como: Doria (1959); Lacerda (1998); Goldfeld (2002); e Imbernón (2002/2010); entre outros.
Para a coleta dos dados foram elaborados dois questionários, que foram aplicados a duas
professoras de Língua Portuguesa e a dois intérpretes de Libras. Foi percebido que o
processo de ensino-aprendizagem da unidade de ensino oferece um bom serviço de Inclusão
e que os profissionais que lá atuam se esforçam para promover a educação de qualidade.
Diante de tudo que foi exposto podemos perceber que a Inclusão ocorre, mesmo que em
alguns casos ela ocorra de forma precária, mas estamos no caminho certo.
Descrição:
MENDES, P. G. de A. A inclusão dos alunos surdos entre avanços e desafios: uma análise da Escola Estadual José Soares de Carvalho, Guarabira/PB. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.