UEPB - Repositório Digital

A inclusão dos alunos surdos entre avanços e desafios: uma análise da Escola Estadual José Soares de Carvalho, Guarabira/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Paula Graciely de Andrade
dc.date.accessioned 2019-03-28T11:39:49Z
dc.date.available 2019-03-28T11:39:49Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19110
dc.description MENDES, P. G. de A. A inclusão dos alunos surdos entre avanços e desafios: uma análise da Escola Estadual José Soares de Carvalho, Guarabira/PB. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo geral elencar os desafios e as dificuldades que existem no processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular da Escola Estadual José Soares de Carvalho, que fica localizada na cidade de Guarabira/PB. E ainda expor os avanços que ocorreram ao longo do tempo nesse contexto. A pesquisa desenvolvida tem um caráter qualitativo, utilizando-se um questionário individual e semiestruturado direcionado a professores e intérpretes de Libras do sistema regular de ensino. Para isso analisamos alguns documentos oficiais, como: a Lei nº 10.436/02 (Lei da Língua Brasileira de Sinais); o Decreto nº 5.526/05 que regulamenta a lei supracitada; a Declaração de Salamanca; e a Lei 12.319/10 (Lei do Intérprete de Libras) que tratam dessa temática que trabalham com surdos; autores como: Doria (1959); Lacerda (1998); Goldfeld (2002); e Imbernón (2002/2010); entre outros. Para a coleta dos dados foram elaborados dois questionários, que foram aplicados a duas professoras de Língua Portuguesa e a dois intérpretes de Libras. Foi percebido que o processo de ensino-aprendizagem da unidade de ensino oferece um bom serviço de Inclusão e que os profissionais que lá atuam se esforçam para promover a educação de qualidade. Diante de tudo que foi exposto podemos perceber que a Inclusão ocorre, mesmo que em alguns casos ela ocorra de forma precária, mas estamos no caminho certo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Profissionais da educação pt_BR
dc.title A inclusão dos alunos surdos entre avanços e desafios: uma análise da Escola Estadual José Soares de Carvalho, Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta