UEPB - Repositório Digital

Tecnologias digitais e sequências didáticas no ensino de língua inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Adenilma Vieira dos
dc.date.accessioned 2019-03-28T17:07:49Z
dc.date.available 2019-03-28T17:07:49Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19116
dc.description SANTOS, A. V. dos. Tecnologias digitais e sequências didáticas no ensino de língua inglesa. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O processo de globalização fez com que as fronteiras do mundo se tornassem cada vez menores e as diversas culturas tiveram a possibilidade de conexão física ou virtual. Neste contexto no qual a comunicação e o acesso à informação acontecem instantaneamente por meio de transmissores virtuais suportados pela internet, trabalhar com educação exige uma adequação às demandas dessa nova realidade digital. O presente trabalho buscou discutir sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de língua inglesa através de uma abordagem dos gêneros discursivos por meio de sequências didáticas (SD). Para tanto, recorremos às contribuições do interacionismo sociodiscursivo (ISD) que concebe os aprendizes como sujeitos autônomos e conscientes da sua prática social, capazes de mudar o mundo a sua volta. Tendo em vista essa premissa, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma SD aplicada numa turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no município de Guarabira-PB. Através da SD nós trabalhamos o gênero discursivo mapa mental usando como recurso didático a tecnologia através de plataforma digitais. A metodologia abordada neste artigo foi de cunho qualitativo, através de revisão bibliográficas e aplicação de atividades em sala de aula. O aporte teórico que orientou a nossa pesquisa está ancorado nos pressupostos de Bronckart (2006), Schneuwly e Dolz (2004), Lévy (1999), Marcuschi (2004) entre outros autores. Através das atividades propostas neste trabalho constatou-se que o uso das tecnologias digitais é um ótimo instrumento facilitador da aprendizagem no contexto contemporâneo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marta Furtado da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero discursivo pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.title Tecnologias digitais e sequências didáticas no ensino de língua inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta