Resumo:
O processo de globalização fez com que as fronteiras do mundo se tornassem cada vez
menores e as diversas culturas tiveram a possibilidade de conexão física ou virtual. Neste
contexto no qual a comunicação e o acesso à informação acontecem instantaneamente por
meio de transmissores virtuais suportados pela internet, trabalhar com educação exige uma
adequação às demandas dessa nova realidade digital. O presente trabalho buscou discutir
sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de língua inglesa através de uma abordagem
dos gêneros discursivos por meio de sequências didáticas (SD). Para tanto, recorremos às
contribuições do interacionismo sociodiscursivo (ISD) que concebe os aprendizes como
sujeitos autônomos e conscientes da sua prática social, capazes de mudar o mundo a sua volta.
Tendo em vista essa premissa, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma SD
aplicada numa turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no
município de Guarabira-PB. Através da SD nós trabalhamos o gênero discursivo mapa mental
usando como recurso didático a tecnologia através de plataforma digitais. A metodologia
abordada neste artigo foi de cunho qualitativo, através de revisão bibliográficas e aplicação de
atividades em sala de aula. O aporte teórico que orientou a nossa pesquisa está ancorado nos
pressupostos de Bronckart (2006), Schneuwly e Dolz (2004), Lévy (1999), Marcuschi (2004)
entre outros autores. Através das atividades propostas neste trabalho constatou-se que o uso
das tecnologias digitais é um ótimo instrumento facilitador da aprendizagem no contexto
contemporâneo.
Descrição:
SANTOS, A. V. dos. Tecnologias digitais e sequências didáticas no ensino de língua inglesa. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.