dc.contributor.author |
Irineu, Maria Mouriana da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-28T18:52:08Z |
|
dc.date.available |
2019-03-28T18:52:08Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.2 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19119 |
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dc.description |
IRINEU, M. M. da S. A política de avaliação do sistema educacional brasileiro e a regulação do trabalho docente. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As políticas de avaliação surgiram inicialmente como um sistema de pesquisa, com o
passar do tempo, tornou-se um campo complexo de conhecimentos cercado por um
conjunto de interesses tanto do sistema capitalista, como também dos governos
vigentes. Ante a este cenário, realizamos este estudo com o intuito de compreender,
qual o papel das políticas nacional de avaliação na regulação e qualificação do
trabalho docente? A partir desta indagação, temos como objetivo discutir a política
de avaliação regulatória do sistema brasileiro, e suas implicações na produtividade
do trabalho docente. A abordagem metodológica desta pesquisa, configura-se como
sendo qualitativa em educação, inicialmente exploratória, posteriormente
bibliográfica e documental, utilizamos como base teórica: Gatti (2013-2014), Assis
(2016), Arroyo (1997-1999), Paro (1999), Sobrinho (2004), Hypolito (2010) e Tardifi
(2014). Ante as fontes teóricas analisamos todo o processo de implantação das
políticas avaliativas no Brasil e observamos os desdobramentos dos aspectos
centralizadores e reguladores do Estado dentro da política avaliativa frente a
produtividade do trabalho docente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
As políticas de avaliação surgiram inicialmente como um sistema de pesquisa, com o
passar do tempo, tornou-se um campo complexo de conhecimentos cercado por um
conjunto de interesses tanto do sistema capitalista, como também dos governos
vigentes. Ante a este cenário, realizamos este estudo com o intuito de compreender,
qual o papel das políticas nacional de avaliação na regulação e qualificação do
trabalho docente? A partir desta indagação, temos como objetivo discutir a política
de avaliação regulatória do sistema brasileiro, e suas implicações na produtividade
do trabalho docente. A abordagem metodológica desta pesquisa, configura-se como
sendo qualitativa em educação, inicialmente exploratória, posteriormente
bibliográfica e documental, utilizamos como base teórica: Gatti (2013-2014), Assis
(2016), Arroyo (1997-1999), Paro (1999), Sobrinho (2004), Hypolito (2010) e Tardifi
(2014). Ante as fontes teóricas analisamos todo o processo de implantação das
políticas avaliativas no Brasil e observamos os desdobramentos dos aspectos
centralizadores e reguladores do Estado dentro da política avaliativa frente a
produtividade do trabalho docente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema educacional brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.title |
A política de avaliação do sistema educacional brasileiro e a regulação do trabalho docente |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |