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A política de avaliação do sistema educacional brasileiro e a regulação do trabalho docente

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dc.contributor.author Irineu, Maria Mouriana da Silva
dc.date.accessioned 2019-03-28T18:52:08Z
dc.date.available 2019-03-28T18:52:08Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19119
dc.description IRINEU, M. M. da S. A política de avaliação do sistema educacional brasileiro e a regulação do trabalho docente. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract As políticas de avaliação surgiram inicialmente como um sistema de pesquisa, com o passar do tempo, tornou-se um campo complexo de conhecimentos cercado por um conjunto de interesses tanto do sistema capitalista, como também dos governos vigentes. Ante a este cenário, realizamos este estudo com o intuito de compreender, qual o papel das políticas nacional de avaliação na regulação e qualificação do trabalho docente? A partir desta indagação, temos como objetivo discutir a política de avaliação regulatória do sistema brasileiro, e suas implicações na produtividade do trabalho docente. A abordagem metodológica desta pesquisa, configura-se como sendo qualitativa em educação, inicialmente exploratória, posteriormente bibliográfica e documental, utilizamos como base teórica: Gatti (2013-2014), Assis (2016), Arroyo (1997-1999), Paro (1999), Sobrinho (2004), Hypolito (2010) e Tardifi (2014). Ante as fontes teóricas analisamos todo o processo de implantação das políticas avaliativas no Brasil e observamos os desdobramentos dos aspectos centralizadores e reguladores do Estado dentro da política avaliativa frente a produtividade do trabalho docente. pt_BR
dc.description.sponsorship As políticas de avaliação surgiram inicialmente como um sistema de pesquisa, com o passar do tempo, tornou-se um campo complexo de conhecimentos cercado por um conjunto de interesses tanto do sistema capitalista, como também dos governos vigentes. Ante a este cenário, realizamos este estudo com o intuito de compreender, qual o papel das políticas nacional de avaliação na regulação e qualificação do trabalho docente? A partir desta indagação, temos como objetivo discutir a política de avaliação regulatória do sistema brasileiro, e suas implicações na produtividade do trabalho docente. A abordagem metodológica desta pesquisa, configura-se como sendo qualitativa em educação, inicialmente exploratória, posteriormente bibliográfica e documental, utilizamos como base teórica: Gatti (2013-2014), Assis (2016), Arroyo (1997-1999), Paro (1999), Sobrinho (2004), Hypolito (2010) e Tardifi (2014). Ante as fontes teóricas analisamos todo o processo de implantação das políticas avaliativas no Brasil e observamos os desdobramentos dos aspectos centralizadores e reguladores do Estado dentro da política avaliativa frente a produtividade do trabalho docente. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Políticas de avaliação pt_BR
dc.subject Sistema educacional brasileiro pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.title A política de avaliação do sistema educacional brasileiro e a regulação do trabalho docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


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