Resumo:
As políticas de avaliação surgiram inicialmente como um sistema de pesquisa, com o
passar do tempo, tornou-se um campo complexo de conhecimentos cercado por um
conjunto de interesses tanto do sistema capitalista, como também dos governos
vigentes. Ante a este cenário, realizamos este estudo com o intuito de compreender,
qual o papel das políticas nacional de avaliação na regulação e qualificação do
trabalho docente? A partir desta indagação, temos como objetivo discutir a política
de avaliação regulatória do sistema brasileiro, e suas implicações na produtividade
do trabalho docente. A abordagem metodológica desta pesquisa, configura-se como
sendo qualitativa em educação, inicialmente exploratória, posteriormente
bibliográfica e documental, utilizamos como base teórica: Gatti (2013-2014), Assis
(2016), Arroyo (1997-1999), Paro (1999), Sobrinho (2004), Hypolito (2010) e Tardifi
(2014). Ante as fontes teóricas analisamos todo o processo de implantação das
políticas avaliativas no Brasil e observamos os desdobramentos dos aspectos
centralizadores e reguladores do Estado dentro da política avaliativa frente a
produtividade do trabalho docente.
Descrição:
IRINEU, M. M. da S. A política de avaliação do sistema educacional brasileiro e a regulação do trabalho docente. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.