Resumo:
O presente projeto tem como foco práticas que contemplem o letramento literário e incentivem
a leitura, por meio de uma sequência didática, utilizando como material a ser trabalhado a obra
de Bartolomeu Campos de Queirós. Nosso objetivo, é proporcionar aos alunos do 6º ano do
Ensino Fundamental II do Educandário Cecília Meireles, situado na cidade de Guarabira-PB,
atividade de “Círculo de leitura” em aulas de literatura que privilegia a prática da leitura e
interpretação de textos literários. Pretendemos trabalhar o ensino-aprendizagem da literatura
através de um plano proposto por Cosson (2014) para o “Círculo de leitura”, o qual é composto
por etapas com o ato de ler, com o compartilhamento e com o registro. Segundo Cosson (2014),
a primeira etapa ocorre sobre “encontro inalienável do leitor com a obra”, a segunda “é o
diálogo fundante da leitura” e, por último, o “momento em que os participantes refletem sobre
o modo como estão lendo e o funcionamento do grupo, assim como sobre a obra e a leitura
compartilhada” (COSSON, p.168‐171). Desse modo, foram trabalhados quatro passos:
motivação, introdução, leitura e intepretação. Portanto, discutimos no desenvolvimento deste
trabalho, a partir do referencial teórico baseado em Cosson(2006 -2014) e nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (1998), alguns temas relacionados à importância da leitura, influências
tecnológicas no hábito da mesma e o método do ensino com base no Plano Nacional do Livro
didático. Também fizemos algumas considerações sobre a leitura da obra de Bartolomeu
Campos de Queiros através do círculo de leitura literária sugerido como estratégia escolar,
promovendo na formação do(a) leitor(a) o hábito pela leitura. Concluímos que é possível
utilizarmos a obra de Bartolomeu Campos de Queirós, utilizando a forma proposta por Cosson
como estratégia de letramento literário, pois, na óptica do letramento literário, a leitura vai além
do conhecimento sobre literatura. De acordo com Cosson, é uma experiência que explica o
mundo através de palavras que são superiores aos limites de espaço e tempo.
Descrição:
OLIVEIRA, L. R. de. Nos caminhos da leitura a partir da obra de Bartolomeu Campos de Queirós. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.