UEPB - Repositório Digital

O teatro de fantoches e a contação de histórias enquanto ferramenta para o ensino dos conteúdos conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Macena, Roberta Luciana de
dc.date.accessioned 2019-04-01T14:27:08Z
dc.date.available 2019-04-01T14:27:08Z
dc.date.issued 2017-12-12
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19125
dc.description MACENA, R. L. de. O teatro de fantoches e a contação de histórias enquanto ferramenta para o ensino dos conteúdos conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A transformação de pensamentos e atitudes dos alunos são frutos de uma boa seleção de conteúdos e de um bom planejamento, e para que isso aconteça, as aulas de Educação Física precisam ser fundamentadas seguindo as vertentes dos objetivos (conceituais, procedimentais e atitudinais) perpassando, assim, por todos os conteúdos de forma associada, com o intuito de alcançar os seus objetivos de aprendizagem. Em busca de alcançar esses objetivos, escolhemos o teatro de fantoches e a contação de história enquanto recursos didáticos para o ensino de parte dos conteúdos conceituais e atitudinais das nossas aulas, a fim de tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e de fácil entendimento. Portanto, esse trabalho tem o objetivo de registrar e divulgar a metodologia utilizando fantoches e contação de histórias para o ensino dos conteúdos conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física, desenvolvidas a partir da atuação do PIBID na Escola Municipal Deputado Petrônio de Figueiredo. O trabalho com o teatro de fantoches e a contação de histórias foram realizados com alunos do Ensino Infantil e Fundamental I - Pré I e II, 1° e 2° ano, com faixa etária de 4 a 8 anos, durante a execução do ―Projeto Dançando com o meio ambiente‖ que abordou em 14 aulas os elementos constituintes do conteúdo dança em concordância com o tema transversal meio ambiente, dentro de uma perspectiva de discutir sobre melhorias para a escola e para a cidade onde ela se encontra. Indo de encontro ao objetivo desse trabalho, podemos afirmar que o teatro de fantoches e a contação de histórias são efetivos para o desenvolvimento dos conteúdos da Educação Física considerando as características do ciclo de escolarização que as crianças se encontram, entendendo que elementos lúdicos e que despertem o interesse e a imaginação delas são essenciais para a aprendizagem nessa primeira fase da educação Básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Teatro de fantoches pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.title O teatro de fantoches e a contação de histórias enquanto ferramenta para o ensino dos conteúdos conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta