Resumo:
Este trabalho tem como objetivo compreender as instituições “classes
hospitalares”, com destaque para a atuação do pedagogo no âmbito desses
espaços. Sabemos que o ambiente hospitalar é um ambiente de regências e
tratamentos de saúde, mesmo reconhecendo que não é nada fácil para o aluno-
paciente, a ação do pedagogo e a formação da classe no ambiente hospitalar tem
como objetivo cuidar da ação pedagógica para que os discentes tenham uma vida
normal e para que não percam o convívio com outras crianças e com os conteúdos
escolares, mesmo estando hospitalizados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de
caráter exploratório e marcada por uma metodologia Bibliográfica. Os dados foram
colhidos no “Google Acadêmico”, a partir da utilização dos seguintes descritores:
“Pedagogia hospitalar” e “Classe hospitalar – desafios para o pedagogo” e teve
como critérios de inclusão (a) artigos científicos; (b) publicados a partir de 2010,
sendo excluídos outros materiais, tais como teses e dissertações ou artigos
científicos publicados anteriormente ao ano de 2010. Os artigos permitiram uma
melhor elucidação das características e objetivos das classes hospitalares, bem
como do papel e dos desafios teórico-metodológicos que tais espaços colocam para
os profissionais pedagogos.
Descrição:
SILVA, I. dos S. Classes hospitalares: importância e desafios para o profissional pedagogo. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.