Resumo:
O Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, enquanto instrumento de formação inicial e,
portanto, articulador entre a teoria e a prática, nos levou ao contato com a modalidade de
Ensino EJA – Educação de Jovens e adultos. Lá nos deparamos com alguns problemas que
afetam todos os níveis de ensino: as dificuldades de leitura e escrita. Diante dessa
problemática, objetivamos analisar o ensino de leitura e de escrita na EJA, a partir de nossa
breve experiência de estágio supervisionado. Para atingir esse objetivo, nos fundamentamos
em alguns estudos de Pimenta (2011), Leal (2005), Oliveira (2010) entre outros e, em uma
pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa ação. Concluímos que as práticas de leitura e produção
de textos, praticadas nas escolas, na EJA, se distanciam daquelas propostas pelos estagiários.
Descrição:
GAMA, D. C. do A. O ensino de leitura e escrita na EJA Médio: uma visão a partir do estágio supervisionado de língua portuguesa. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.