UEPB - Repositório Digital

A música na construção de valores afro-brasileiros para educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Josinete Marcolino da
dc.date.accessioned 2019-04-04T12:47:12Z
dc.date.available 2019-04-04T12:47:12Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19139
dc.description SILVA, J. M. da. A música na construção de valores afro-brasileiros para educação infantil. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho, tem por objetivo, saber como a música pode contribuir na construção dos valores afro-brasileiros na educação infantil, resgatando a memória, percepção, pensamento, sentimento e promovendo a igualdade racial. É visível que ainda existe uma carência na valorização e na construção dos valores étnico-raciais, pois sabemos que os povos afrodescendentes ainda são ignorados por parte da sociedade. Através da Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), que tem por obrigatoriedade o ensino de história da África e da cultura Afro-brasileira nas escolas públicas e privadas contribuindo assim na compreensão e conhecimento sobre a cultura negra. Esta pesquisa configura-se como qualitativa, tendo como base o questionário semiestruturado com entrevista aplicada as três professoras da educação infantil III, IV e V. Os principais autores do referencial teórico neste estudo foram KOELLREUTTER (1988), BRÉSCIA (2003), FREIRE (2002), GODOY (1995). A pesquisa vem trazer a contribuição para a compreensão da importância que a música tem como instrumento facilitador de aprendizagem na educação infantil e pode auxiliar no processo cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo, garantindo a aquisição de novos conhecimentos culturais e experiências rítmicas que irão auxiliar os movimentos físicos e psíquico da criança, facilitando sua autoexpressão e criatividade no processo de socialização enriquecendo no seu aprendizado. De acordo com as respostas obtidas, compreendemos que a música, amplia a visão de respeito, união e companheirismo dentro de uma sociedade e dentro da escola, possibilitando o respeito as diferenças presentes no meio social, pois os conhecimentos e experiências trazidos nas letras musicais, são riquíssimos na promoção de novos valores, que coincidem com as diferenças presentes no meio ao qual estamos inseridos, e fornecendo possibilidades até de retratar diferentes visões e discussões sobre os temas abordados nas mesmas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Lei nº 10639/03 pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title A música na construção de valores afro-brasileiros para educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta