Resumo:
O presente trabalho, tem por objetivo, saber como a música pode contribuir na construção
dos valores afro-brasileiros na educação infantil, resgatando a memória, percepção,
pensamento, sentimento e promovendo a igualdade racial. É visível que ainda existe uma
carência na valorização e na construção dos valores étnico-raciais, pois sabemos que os
povos afrodescendentes ainda são ignorados por parte da sociedade. Através da Lei
10.639/03 (BRASIL, 2003), que tem por obrigatoriedade o ensino de história da África e da
cultura Afro-brasileira nas escolas públicas e privadas contribuindo assim na compreensão e
conhecimento sobre a cultura negra. Esta pesquisa configura-se como qualitativa, tendo
como base o questionário semiestruturado com entrevista aplicada as três professoras da
educação infantil III, IV e V. Os principais autores do referencial teórico neste estudo foram
KOELLREUTTER (1988), BRÉSCIA (2003), FREIRE (2002), GODOY (1995). A pesquisa
vem trazer a contribuição para a compreensão da importância que a música tem como
instrumento facilitador de aprendizagem na educação infantil e pode auxiliar no processo
cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo, garantindo a aquisição de novos
conhecimentos culturais e experiências rítmicas que irão auxiliar os movimentos físicos e
psíquico da criança, facilitando sua autoexpressão e criatividade no processo de socialização
enriquecendo no seu aprendizado. De acordo com as respostas obtidas, compreendemos que
a música, amplia a visão de respeito, união e companheirismo dentro de uma sociedade e
dentro da escola, possibilitando o respeito as diferenças presentes no meio social, pois os
conhecimentos e experiências trazidos nas letras musicais, são riquíssimos na promoção de
novos valores, que coincidem com as diferenças presentes no meio ao qual estamos inseridos,
e fornecendo possibilidades até de retratar diferentes visões e discussões sobre os temas
abordados nas mesmas.
Descrição:
SILVA, J. M. da. A música na construção de valores afro-brasileiros para educação infantil. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.