Resumo:
Um dos grandes problemas enfrentados pelos professores de Química é a forma como os conteúdos podem ser trabalhados de maneira a instigar o aluno a ter gosto pela disciplina ensinada. Uma parcela dos alunos considera a disciplina de química difícil, com memorização de muitas regras para o entendimento do conteúdo. Os jogos têm atuado como recursos auxiliar de apoio ao Ensino de Química, que direciona as atividades em sala de aula de forma diferenciada das metodologias normalmente utilizadas nas escolas. Dessa forma, percebe -se que os jogos, têm sido cada vez mais utilizados nas escolas que enxergam a necessidade de trabalhar com uma abordagem de ensino construtivista. Os estudos têm revelado que o uso deste recurso propicia o prazer, o desafio e a curiosidade, além de promover o engajamento do aluno no processo ensino-aprendizagem e na construção de conceitos científicos. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar um jogo didático para auxiliar o estudo da tabela periódica, com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Serra Redonda-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali- quantitativa. O público alvo foram 30 alunos. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário. Os dados foram expressos em gráficos e em seguida analisados, articulando com os referenciais teóricos que tratam sobre o objeto em estudo. Através da análise dos resultados, pode-se considerar satisfatório o uso dos jogos didáticos, com sua dupla função lúdica e educativa, como material complementar nas aulas de Química.
Descrição:
FELIX, J. T. F. A construção de um jogo lúdico como ferramenta auxiliar no ensino de conceitos científicos para o conteúdo de tabela periódica. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.