Resumo:
O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa que visa analisar sobre a importância
da família e da escola na inclusão do aluno surdo no ambiente escolar como acontece a
inclusão do aluno surdo nas salas de aula regulares onde surdos e ouvintes estão inseridos
numa mesma realidade, mas com cultura diversificada, pois a comunidade surda tem a cultura
surda e não é a mesma da cultura ouvinte. Vem valorizar a forma de como o conteúdo é
passado para o surdo, pois toda informação é através do espaço-visual. Esta pesquisa mostra
uma realidade vivida pelos surdos que dependem de interpretes como também do apoio de
outros profissionais da educação a exemplos dos professores entre outros que estão inseridos
na escola, que vem trazer muitos significados importantes para o desenvolvimento escolar do
surdo na sociedade como o todo. Quais as dificuldades que o aluno surdo enfrenta para obter
um ensino de qualidade sendo inseridos em um contexto de culturas diferentes. Foi
desenvolvida em Guarabira -PB, na escola Centro Educacional Edivardo Toscano e EEEFM
- Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio John Kennedy, foram feitos três
questionários com dez perguntas objetivas, foram entrevistados dez professores, dez
intérpretes e dez pais de alunos surdos. Nesta perspectiva tivemos como base as leis de
inclusão do surdo, regulamentação da língua e da profissão do intérprete. Concluiu-se então
que a escola precisa de formação continuada no ensino da Libras para os professores e
demais funcionários e os resultados encontrados foram satisfatórios, onde esperamos que o
mesmo sirva para estudos posteriores.
Descrição:
BEZERRA, W. M. G. de S. A inclusão social do surdo no escola: desafios e possibilidades. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.