dc.contributor.author |
Bezerra, Wandra Maria Gonçalves de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-10T17:14:25Z |
|
dc.date.available |
2019-04-10T17:14:25Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19148 |
|
dc.description |
BEZERRA, W. M. G. de S. A inclusão social do surdo no escola: desafios e possibilidades. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa que visa analisar sobre a importância
da família e da escola na inclusão do aluno surdo no ambiente escolar como acontece a
inclusão do aluno surdo nas salas de aula regulares onde surdos e ouvintes estão inseridos
numa mesma realidade, mas com cultura diversificada, pois a comunidade surda tem a cultura
surda e não é a mesma da cultura ouvinte. Vem valorizar a forma de como o conteúdo é
passado para o surdo, pois toda informação é através do espaço-visual. Esta pesquisa mostra
uma realidade vivida pelos surdos que dependem de interpretes como também do apoio de
outros profissionais da educação a exemplos dos professores entre outros que estão inseridos
na escola, que vem trazer muitos significados importantes para o desenvolvimento escolar do
surdo na sociedade como o todo. Quais as dificuldades que o aluno surdo enfrenta para obter
um ensino de qualidade sendo inseridos em um contexto de culturas diferentes. Foi
desenvolvida em Guarabira -PB, na escola Centro Educacional Edivardo Toscano e EEEFM
- Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio John Kennedy, foram feitos três
questionários com dez perguntas objetivas, foram entrevistados dez professores, dez
intérpretes e dez pais de alunos surdos. Nesta perspectiva tivemos como base as leis de
inclusão do surdo, regulamentação da língua e da profissão do intérprete. Concluiu-se então
que a escola precisa de formação continuada no ensino da Libras para os professores e
demais funcionários e os resultados encontrados foram satisfatórios, onde esperamos que o
mesmo sirva para estudos posteriores. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Intérprete |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão social do surdo no escola: desafios e possibilidades |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |