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A construção da identidade da criança negra nas práticas discriminatórias no ambiente escolar: representações nos livros didáticos de história e geografia do Ensino fundamental I

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dc.contributor.author Silva, Rayanne Mayra Alves
dc.date.accessioned 2019-04-10T17:29:34Z
dc.date.available 2019-04-10T17:29:34Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 320.56
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19159
dc.description SILVA, R. M. A. A construção da identidade da criança negra nas práticas discriminatórias no ambiente escolar: representações nos livros didáticos de história e geografia do Ensino fundamental I. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta reflexões sobre a construção da identidade da criança negra, em práticas discriminatórias no ambiente escolar, visto que ações racistas são manifestadas no interior das escolas. Assim, é preciso que os profissionais da área de Educação possam combater qualquer tipo de preconceito racial existente na sala de aula. Para isso, os docentes devem avaliar os materiais pedagógicos e valorizar a diversidade étnico-racial e cultural presente em nossa sociedade. O objetivo primeiro desta pesquisa foi o de analisar livros didáticos do ensino fundamental I e de dar ênfase à forma como os negros estão sendo apresentados nos materiais pedagógicos, por meio de imagens e de textos, para averiguar se essa – como instrumento de estudo e de conhecimento - tem contribuindo para a construção positiva da criança negra. Quanto ao método empregado no estudo, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo (MINAYO, 2008) e bibliográfico (Gil, 2006) e utilizamos o livro didático como instrumento. Para isso, recorremos aos pressupostos teóricos de autores como Brasil (2004), Cavalleiro (2000), Rego (1998) e Munanga (2005), que tratam da construção da identidade do indivíduo no ambiente escolar com pertinência, entre outros fundamentos necessários para explicar essa temática. Os resultados apontaram que as práticas discriminatórias estão presentes nos livros didáticos e são reproduzidas pelos professores em suas atividades pedagógicas. Isso nos leva a evidenciar que os livros didáticos, quase sempre, representam os negros na condição de escravos, e isso interfere diretamente na construção identitária da criança negra, já que elas não veem referências positivas sobre seu passado histórico. Os docentes precisam ter uma nova visão e reflexão sobre os livros didáticos que estão sendo utilizados, refletir sobre isso e procurar contribuir com a construção da identidade da criança negra. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Criança negra pt_BR
dc.subject Práticas discriminatórias pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.title A construção da identidade da criança negra nas práticas discriminatórias no ambiente escolar: representações nos livros didáticos de história e geografia do Ensino fundamental I pt_BR
dc.type Other pt_BR


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