Resumo:
Este trabalho apresenta reflexões sobre a construção da identidade da criança negra, em práticas
discriminatórias no ambiente escolar, visto que ações racistas são manifestadas no interior das
escolas. Assim, é preciso que os profissionais da área de Educação possam combater qualquer
tipo de preconceito racial existente na sala de aula. Para isso, os docentes devem avaliar os
materiais pedagógicos e valorizar a diversidade étnico-racial e cultural presente em nossa
sociedade. O objetivo primeiro desta pesquisa foi o de analisar livros didáticos do ensino
fundamental I e de dar ênfase à forma como os negros estão sendo apresentados nos materiais
pedagógicos, por meio de imagens e de textos, para averiguar se essa – como instrumento de
estudo e de conhecimento - tem contribuindo para a construção positiva da criança negra.
Quanto ao método empregado no estudo, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo
(MINAYO, 2008) e bibliográfico (Gil, 2006) e utilizamos o livro didático como instrumento.
Para isso, recorremos aos pressupostos teóricos de autores como Brasil (2004), Cavalleiro
(2000), Rego (1998) e Munanga (2005), que tratam da construção da identidade do indivíduo
no ambiente escolar com pertinência, entre outros fundamentos necessários para explicar essa
temática. Os resultados apontaram que as práticas discriminatórias estão presentes nos livros
didáticos e são reproduzidas pelos professores em suas atividades pedagógicas. Isso nos leva a
evidenciar que os livros didáticos, quase sempre, representam os negros na condição de
escravos, e isso interfere diretamente na construção identitária da criança negra, já que elas não
veem referências positivas sobre seu passado histórico. Os docentes precisam ter uma nova
visão e reflexão sobre os livros didáticos que estão sendo utilizados, refletir sobre isso e
procurar contribuir com a construção da identidade da criança negra.
Descrição:
SILVA, R. M. A. A construção da identidade da criança negra nas práticas discriminatórias no ambiente escolar: representações nos livros didáticos de história e geografia do Ensino fundamental I. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.