Resumo:
A Educação Física deve preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore
as atividades físicas e os demais componentes da cultura em sua vida. Diante do exposto, por
meio de uma Revisão Bibliográfica Integrativa, objetivou-se apresentar a Educação Física no
contexto da Educação Integral, que vem sendo uma aposta muito positiva na expectativa de
oferecer uma educação de qualidade voltada para a prática dos valores, destacando a
promoção do bem-estar do corpo e da mente. Verificou-se que a Educação Física Escolar
deve levar o aluno a descobrir motivos e sentidos nas práticas corporais. Assim, a ação
pedagógica a que se propõe será sempre uma vivência impregnada da corporeidade do sentir e
do relacionar-se. Para tanto, o presente artigo defende a Abordagem Corpo Inteiro, de João
Batista Freire, como adequada à prática do professor de Educação Física, na qual promove
muito mais do que um desenvolvimento psicomotor, mas consegue atingir todas as áreas da
vida do estudante, fazendo com que o estudante seja visto como um todo e não apenas como
um corpo, por este motivo discutimos a relação da Educação Física com o ser
biopsicossocioespiritual, uma vez que para um corpo está saudável ele precisa estar
totalmente em harmonia com o psicológico, o social e o espiritual de um indivíduo.
Descrição:
RÉGIS, C. de K. G. Educação Física na educação integral: uma proposta de atuação biopsicossocioespiritual. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.