Resumo:
Devido ao crescimento desproporcional das cidades, as pessoas têm cada vez menos contato
com a natureza. A Educação Ambiental é na atualidade uma necessidade inquestionável pelo
fato de que não existe ambiente na sociedade moderna, onde possa haver uma interação entre
seres humanos e ambiente natural. As trilhas ecopedagógicas, desempenham importante papel
sócio educacional na construção de uma consciência no uso e preservação dos recursos
naturais. Este trabalho objetivou analisar como a Trilha Ecopedagógica pode proporcionar aos
discentes da rede pública e particular, por meio da reflexão e da prática, a construção de uma
consciência ambiental, que se reflita em valores, interesse ativo e atitudes que possam
contribuir para a preservação da biodiversidade existente na mata do IBAMA localizada no
Município de Lagoa Seca/PB, refletindo na construção de uma sociedade sustentável. A
pesquisa foi desenvolvida em um remanescente de Mata Atlântica, inserida no Centro de
Ciências Agrárias e Ambientais, Campus II da Universidade Estadual da Paraíba, em um local
denominada Mata do IBAMA, no município de Lagoa Seca- PB. A equipe acima mencionada,
através de reuniões e visita in loco ao local a ser visitado, optou por agrupar as áreas de maior
ação antrópica na Mata do IBAMA para as aulas presenciais e logo então, organizou os
eventos educativos, as chamadas trilhas ecopedagógicas no município sede com o objetivo de
elevar o nível de conscientização das populações em relação às questões ambientais e a
importância da Mata do IBAMA para o município de Lagoa Seca, PB. Com finalidade de
diminuir os impactos ambientais nas trilhas, o número de alunos foi limitado a cerca de 30
participantes. As trilhas ecopedagógicas, foram realizadas no mês de agosto de 2016, tendo-se
como visitantes, duas turmas do 4º ano do ensino fundamental, uma da Escola Municipal José
Gomes (Pública) e a outra da Escola Virgem dos Pobres (Particular). A abordagem de
pesquisa que foi utilizada durante a execução do trabalho foi a qualitativa, utilizando-se da
aplicação de um Questionário. A Escola Virgem dos Pobres obteve o escore de 93,13% e a
Escola Municipal José Gomes obteve o escore de 70,45%, de assimilaridade do conteúdo
repassado na Trilha Ecopedagógica por parte da equipe executora deste trabalho. Os
conteúdos trabalhados em sala de aula nas referidas escolas, quanto à temática do meio
ambiente, tem se mostrado um pouco eficiente na rede pública e bem eficiente na rede
particular de ensino. A aplicação do Questionário feito após a Trilha demonstrou que os
alunos aprenderam com a aula sobre o bioma Mata Atlântica e que a Trilha Ecopedagógica
mostrou-se motivadora para os alunos e eficaz na Educação Ambiental
Descrição:
SILVA, L. C. da. Trilha Ecopedagógica como ferramenta educacional no ensino de
Educação Ambiental na área de ciências da natureza. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2017.