UEPB - Repositório Digital

Matemática e as profissões: possibilidade de contextualizar o ensino no cotidiano com os alunos do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Annykelly da Silva
dc.date.accessioned 2019-04-22T21:23:00Z
dc.date.available 2019-04-22T21:23:00Z
dc.date.issued 2017-10-26
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19200
dc.description OLIVEIRA, A. S. Matemática e as profissões: possibilidade de contextualizar o ensino no cotidiano com os alunos do ensino médio. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a relação da Matemática do dia-a-dia dos alunos com a Matemática que se aprende na escola, relacionando problemas matemáticos contextualizados com o cotidiano, visando aprimorar seus conhecimentos e fazendo com o que o aluno tenha mais interesse nas aulas de Matemática, levando-o a uma boa aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual na cidade de Cajazeirinhas-PB, com alunos do Ensino Médio. Teve como base da pesquisa o teste de sondagem, a qual foi entregue um questionário ao professor da turma e outro para os alunos, que diante as respostas do professor e dos alunos preparamos uma intervenção por meio de uma aula expositiva e dialogada com aplicação de uma atividade no final da aula, para saber se os alunos conseguiram assimilar o que foi explicado. A Pesquisa caracteriza-se como pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação. Diante o teste de sondagem, podemos constatar que alguns alunos não conseguem relacionar a Matemática com o seu cotidiano e as profissões. A partir desta pesquisa possibilitamos aos alunos uma aprendizagem a partir de uma intervenção, a qual os alunos mostraram interesse e motivados pela forma de como o conteúdo pode ser contextualizados com as profissões. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carolina Soares Ramos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Matemática do cotidiano pt_BR
dc.title Matemática e as profissões: possibilidade de contextualizar o ensino no cotidiano com os alunos do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta