dc.contributor.author |
Oliveira, Annykelly da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-22T21:23:00Z |
|
dc.date.available |
2019-04-22T21:23:00Z |
|
dc.date.issued |
2017-10-26 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19200 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, A. S. Matemática e as profissões: possibilidade de contextualizar o ensino no cotidiano com os alunos do ensino médio. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a relação da Matemática do dia-a-dia dos alunos com a Matemática que se aprende na escola, relacionando problemas matemáticos contextualizados com o cotidiano, visando aprimorar seus conhecimentos e fazendo com o que o aluno tenha mais interesse nas aulas de Matemática, levando-o a uma boa aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual na cidade de Cajazeirinhas-PB, com alunos do Ensino Médio. Teve como base da pesquisa o teste de sondagem, a qual foi entregue um questionário ao professor da turma e outro para os alunos, que diante as respostas do professor e dos alunos preparamos uma intervenção por meio de uma aula expositiva e dialogada com aplicação de uma atividade no final da aula, para saber se os alunos conseguiram assimilar o que foi explicado. A Pesquisa caracteriza-se como pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação. Diante o teste de sondagem, podemos constatar que alguns alunos não conseguem relacionar a Matemática com o seu cotidiano e as profissões. A partir desta pesquisa possibilitamos aos alunos uma aprendizagem a partir de uma intervenção, a qual os alunos mostraram interesse e motivados pela forma de como o conteúdo pode ser contextualizados com as profissões. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Carolina Soares Ramos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática do cotidiano |
pt_BR |
dc.title |
Matemática e as profissões: possibilidade de contextualizar o ensino no cotidiano com os alunos do ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |