Resumo:
A história dos surdos é perpassada pela cultura e pela língua num processo de avanços e
retrocessos. Para compreende-la mais facilmente, é viável recorrermos a estudos que se
comprometam com os aspectos sócio-históricos e culturais desse grupo social. Nosso objetivo
geral é analisar as noções de cultura e a sua relação com as principais
abordagens/metodologias educacionais direcionadas aos surdos. Utilizamos a metodologia
qualitativa, a pesquisa bibliográfica e recortes de entrevistas semiestruturadas (LIBERALI e
LIBERALI, 2011). O objetivo proposto foi alcançado, dado que, verificamos os diferentes
conceitos de cultura e conseguimos conectá-los com o ensino de língua para surdos,
identificando, assim, a abordagem/metodologia bilíngue como a mais eficaz, haja vista que, o
Bilinguismo respeita a cultura do surdo no sentido antropológico e histórico; valoriza a
Língua de Sinais como língua natural (L1) do surdo; e, constrói seus alicerces nos parâmetros
da diferença e não da deficiência. Utilizamos como aporte teórico, Chauí (2000), Sá (2006),
Salles et al (2004), Silva e Nembri (2010), entre outros.
Descrição:
SOUZA, J. L. F. de. O ensino da Língua Brasileira de Sinais: concepções culturais e linguísticas da educação dos surdos - diferença ou deficiência?. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.