UEPB - Repositório Digital

O ensino da Língua Brasileira de Sinais: concepções culturais e linguísticas da educação dos surdos - diferença ou deficiência?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, José Leonardo Fernandes de
dc.date.accessioned 2019-04-23T17:55:00Z
dc.date.available 2019-04-23T17:55:00Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 419
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19210
dc.description SOUZA, J. L. F. de. O ensino da Língua Brasileira de Sinais: concepções culturais e linguísticas da educação dos surdos - diferença ou deficiência?. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A história dos surdos é perpassada pela cultura e pela língua num processo de avanços e retrocessos. Para compreende-la mais facilmente, é viável recorrermos a estudos que se comprometam com os aspectos sócio-históricos e culturais desse grupo social. Nosso objetivo geral é analisar as noções de cultura e a sua relação com as principais abordagens/metodologias educacionais direcionadas aos surdos. Utilizamos a metodologia qualitativa, a pesquisa bibliográfica e recortes de entrevistas semiestruturadas (LIBERALI e LIBERALI, 2011). O objetivo proposto foi alcançado, dado que, verificamos os diferentes conceitos de cultura e conseguimos conectá-los com o ensino de língua para surdos, identificando, assim, a abordagem/metodologia bilíngue como a mais eficaz, haja vista que, o Bilinguismo respeita a cultura do surdo no sentido antropológico e histórico; valoriza a Língua de Sinais como língua natural (L1) do surdo; e, constrói seus alicerces nos parâmetros da diferença e não da deficiência. Utilizamos como aporte teórico, Chauí (2000), Sá (2006), Salles et al (2004), Silva e Nembri (2010), entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jailto Luis Chaves de Lima Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.subject Língua e cultura pt_BR
dc.subject Deficiência e diferença pt_BR
dc.title O ensino da Língua Brasileira de Sinais: concepções culturais e linguísticas da educação dos surdos - diferença ou deficiência? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta