Resumo:
O estudo emerge do cotidiano escolar vivido em realidades da Educação Física no estado da Paraíba e Rio Grande do Norte. Diante dos novos desafios na condição de professor desencadeados pela BNCC, bem como, diante da solicitação da escola para o surgimento das discussões deste documento junto aos demais professores, esse trabalho revela o exercício da reflexão e apropriação não somente o documento, mas, sobretudo de como aproximar a prática de ensino aos ordenamentos educacionais. Os objetivos centrais do estudo são: 1. apresentar e analisar a unidade didática 'Esportes' a partir de realidades escolar e dos primeiros entrelaçamentos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); 2. apontar aspectos pedagógicos que possam contribuir para o trato dos esportes nas aulas de Educação Física, considerando a BNCC. A partir destes foram elaboradas as seguintes questões de estudo: 1. Quais os limites e possibilidades para o trato dos esportes na Educação Física, no ensino fundamental, a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC? Quais as estratégias que a comunidade escolar poderá valer-se para apreender sobre o fenômeno esporte? A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva que teve como cenário de pesquisa experiências vividas acumuladas, na condição de professor, no ensino dos esportes nas aulas de Educação Física escolar, em turmas do ensino fundamental (6º ao 9º) de escolas públicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Para alguns, a nova proposta curricular nacional vai somar com a Educação Física. Nota-se no documento da BNCC, a amplitude das unidades temáticas para o trato das práticas corporais, bem como, o cumprimento dos objetivos propostos à vivência dos objetos de conhecimento. Desafio gigantesco, sobretudo para as escolas públicas do nordeste brasileiro, que travam batalhas cotidianas e históricas com infraestrutura, condições de trabalho, formação continuada de corpo docente e o desencanto de alunos pela escola.
Descrição:
MEDEIROS, P. N. de. Esportes na Educação Física escolar: Apontamentos reflexivos e pedagógicos a partir do vivido. 2018. 40f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.