Resumo:
Este é um estudo do tipo exploratório de abordagem quantitativa, por meio do qual foram investigadas as concepções e práticas de um grupo de estudantes universitários em relação ao comportamento de preparação de alimentos e as suas opiniões a respeito da inclusão de conteúdos práticos relativos à alimentação no currículo da Educação Básica como conteúdo de educação nutricional. Ao todo, participaram deste estudo 117 estudantes do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, campus Campina Grande - PB. O instrumento de avaliação das concepções e práticas dos estudantes consistiu em um questionário estruturado com 19 perguntas de múltipla-escolha. Em relação à estatística inferencial, para as variáveis quantitativas (idade, peso, altura e IMC), foi realizado o teste de normalidade de Kolmogorov- Smirnov e verificou-se que não havia distribuição normal. Por essa razão, foram utilizados os testes não-paramétricos. A comparação de grupos foi realizada por meio do teste de Mann-Whitney e os estudos de associação foi realizado teste de Fisher. Os dados deste trabalho apontam que a maioria dos estudantes universitários entrevistados gostariam de realizar disciplinas eletivas que abarcassem aulas teóricas e práticas sobre alimentação saudável como também sua implementação em forma de disciplina na Educação Básica.
Descrição:
SILVA, B. N. B. da. Concepções e práticas relativas à preparação de alimentos entre estudantes universitários e os fatores associados a esse comportamento. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.