Resumo:
O presente trabalho refere-se a um relato de experiência das atividades vividas no estágio supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba. Estão descritas todas as etapas de estudo do estágio, desde o planejamento das aulas até sua execução na Escola Cidade Integral Nenzinha Cunha Lima, conduzidas de forma inovadora e desafiadora. Utilizamos o script, uma ferramenta para planejamento da atividade docente como forma de inovar e associar a teoria com a prática. Os princípios teóricos estudados e trabalhados tanto com docentes em formação quanto com discentes da Educação Básica favoreceram a aplicação da ferramenta, demonstrando, dessa forma, o quanto é enriquecedor e importante a etapa de planejamento do Estágio Supervisionado na formação acadêmica e profissional do futuro docente. Além disso nos baseamos nos fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), associado à utilização do script para planejar e executar uma prática significativa para os alunos. Além disso, buscou-se enfatizar que o estágio supervisionado e formação docente são ferramentas necessárias ao bom desenvolvimento da prática do professor, bem como se deve valorizar os procedimentos que viabilizem essa prática, aliando os instrumentos e o conhecimento na atuação integrada às reais necessidades dos alunos.
Descrição:
ARAÚJO, I. M. F. Relato de experiência da prática pedagógica de ensino de Biologia. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.