UEPB - Repositório Digital

Prática pedagógica em Educação Física: Para além da bola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Figueiredo, Otonny Alves
dc.date.accessioned 2019-05-07T15:27:01Z
dc.date.available 2019-05-07T15:27:01Z
dc.date.issued 2018-10-03
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19224
dc.description FIGUEIREDO, O. A. Prática pedagógica em Educação Física: Para além da bola. 2018. 55f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Tendo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) como norte para a Educação Brasileira, a mesma atentou para presença da Educação Física na escola, criando assim, a necessidade de orientar a prática pedagógica dos professores que tratam o corpo e o movimento humano, pois esta sofreu mudanças consideráveis. Para isso é necessário que o professor de Educação Física fundamente sua prática pedagógica numa abordagem de ensino o que lhe ajudará na instrumentalização de sua práxis. Partindo desses pressupostos, este estudo teve o objetivo de analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino em Patos – PB, considerando o uso das abordagens pedagógicas da Educação Física, bem como a coerência entre os métodos de ensino e de avaliação em Educação Física coincidem com as abordagens citadas. O estudo caracteriz-se como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e do tipo transversal, foi realizado nas escolas municipais na cidade de Patos – PB e teve como amostra 12 professores da rede municipal de ensino que estavam em pleno exercício de sua função. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com questões abertas e fechadas, sendo os dados tabulados em tabelas. A partir dos dados obtidos avaliamos que todos os professores fazem o uso de uma ou mais abordagem de ensino na prática pedagógica apesar de em determinados momentos os professores pesquisados, se mostrarem contraditórios e confusos quando confrontamos as abordagens citadas por alguns com os conteúdos e os métodos de ensino, assim como a forma de avaliação algumas vezes se mostrou incoerente com a abordagem citada. Constamos ainda que muitas são as dificuldades enfrentadas pelos professores na sua prática pedagógica desde a falta de materiais até más condições de infraestrutura, assim como falta de interesse dos alunos. Por fim inferimos que existe a necessidade dos professores se aprofundarem e refletirem cada vez mais sobre os fundamentos teóricos de cada abordagem pedagógica da Educação Física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jeimison de Araújo Macieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Ensino de Educação Física pt_BR
dc.title Prática pedagógica em Educação Física: Para além da bola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta