dc.contributor.author |
Lima, José Claudivan Cosme de |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-07T15:36:04Z |
|
dc.date.available |
2019-05-07T15:36:04Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19232 |
|
dc.description |
LIMA, J. C. C. de. Delineando uma prática inclusiva no ensino de fotossíntese para alunos cegos em uma escola pública no município de Boqueirão – PB. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este pesquisa apresenta reflexões sobre a necessidade de uma formulação das aulas de Biologia voltada para a inclusão de alunos com cegueira que precisam de materiais didáticos especializados. O presente trabalho teve como objetivo mostrar o desenvolvimento de uma didática acessível para alunos cegos, com materiais didáticos acessíveis e de baixo custo. Para alcançar tais objetivos, foi ministradas aulas com o assunto de fotossíntese para avaliação elaboramos um questionário em Braille, para alunos de períodos diferentes, ou seja, manhã e tarde. Por meio da análise prévia e posterior a aplicação da atividade percebemos que o aprendizado por meio de assimilação prática entre o assunto proposto e os materiais didáticos confeccionados, possibilitou aos alunos, um aprendizado significativo de forma dinâmica. A oferta de aula adaptadas contribuem simultaneamente para o aprendizado de alunos com cegueira. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Jucilene Braz da Costa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais adaptados |
pt_BR |
dc.subject |
Didática acessível |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa com deficiência |
pt_BR |
dc.title |
Delineando uma prática inclusiva no ensino de fotossíntese para alunos cegos em uma escola pública no município de Boqueirão – PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |