Resumo:
Este pesquisa apresenta reflexões sobre a necessidade de uma formulação das aulas de Biologia voltada para a inclusão de alunos com cegueira que precisam de materiais didáticos especializados. O presente trabalho teve como objetivo mostrar o desenvolvimento de uma didática acessível para alunos cegos, com materiais didáticos acessíveis e de baixo custo. Para alcançar tais objetivos, foi ministradas aulas com o assunto de fotossíntese para avaliação elaboramos um questionário em Braille, para alunos de períodos diferentes, ou seja, manhã e tarde. Por meio da análise prévia e posterior a aplicação da atividade percebemos que o aprendizado por meio de assimilação prática entre o assunto proposto e os materiais didáticos confeccionados, possibilitou aos alunos, um aprendizado significativo de forma dinâmica. A oferta de aula adaptadas contribuem simultaneamente para o aprendizado de alunos com cegueira.
Descrição:
LIMA, J. C. C. de. Delineando uma prática inclusiva no ensino de fotossíntese para alunos cegos em uma escola pública no município de Boqueirão – PB. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.