Resumo:
Reconhecendo a importância que a prática esportiva e a atividade física realizadas no âmbito
escolar têm, para beneficiar os alunos, com o desenvolvimento social, cognitivo e emocional,
se faz necessário destacar que, apesar de trazerem benefícios no desenvolvimento e na
aprendizagem, os alunos devem sentir-se interessados e motivados a realizarem tais práticas
de Educação Física, nesse sentido é que esse estudo, passa a ter como foco o trabalho
pedagógico do conteúdo: Voleibol, numa perspectiva lúdica, para compreender como ocorre
a interação entre aluno/voleibol/lúdico. Por isso, o objetivo geral é descrever a intervenção
pedagógica com o conteúdo da Educação Física Escolar: voleibol, no trato pedagógico, numa
abordagem lúdica, realizada numa experiência vivenciada no Estágio Supervisionado na
Escola Municipal de Ensino Fundamental Sen. Ruy Carneiro, no município de Cacimba de
Dentro-PB. A discussão transcorrerá em torno da importância da modalidade esportiva e da
nova perspectiva metodológica, jogos lúdicos. A pesquisa bibliográfica para fundamentar o
artigo transcorreu numa discussão com autores como: Sedorko (2016); Silva (2014); Neto et.
Al. (2011); Colim (2014); Miranda (2013); entre outros que enriqueceram e valorizaram esse
estudo. Foi ainda um estudo de natureza aplicada com objetivos descritivos, em que teve um
resultado esperado: é possível trabalhar aulas esportivas mesmo sem espaço adequado e sem
equipamentos esportivos. De uma maneira, este estudo servirá de incentivo aos professores
de Educação Física, a buscarem alternativas metodológicas que priorizem, o ensinar e a
familiarizar conteúdos envolvendo Educação Física na vida educacional dos alunos, para que
o interesse e o prazer em participar das aulas sejam, além de educacional, momentos
educativos de interação e socialização.
Descrição:
SANTOS, I. S. da S. Voleibol: relato de uma intervenção vivenciada no ensino fundamental em uma escola pública. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.