Resumo:
O artigo possui como objetivo geral apresentar uma proposta de letramento literário a partir
do texto "A Última Crônica" de Fernando Sabino para o Ensino Fundamental II. Apresenta
como objetivos específicos: discutir sobre a escola e o seu papel no processo de letramento;
apresentar um panorama do nível de alfabetização do brasileiro na atualidade e diferenciar
alfabetização e letramento. O interesse por essa temática se justifica pelo fato de que muitas
vezes, um aluno sabe decodificar o texto literário, mas não consegue inferir uma relação desse
texto como o mundo, com a sua própria realidade. Sobre o autor Fernando Sabino, destaca-se
o seu olhar sensível e empático. A escolha pelo texto “A última crônica”, se deu pelas
próprias características do gênero da crônica. O letramento possui grande importância
enquanto proposta para a formação de crianças e adolescentes leitores, hábeis no
entendimento do seu universo e do outro, capazes de respeitar e perceber o mundo a partir de
registros de sua sensibilidade e subjetividade. O espaço escolar, embora não seja o espaço
exclusivo de desenvolvimento e estímulo à formação desses hábitos e desenvolvimento de
competências literárias, é sem dúvidas, o espaço privilegiado e naturalmente portador dessa
missão, à qual precisa se juntar toda a sociedade. A metodologia escolhida para isso, foi a
revisão bibliográfica, na qual, os principais autores utilizados foram Freire ( 2008), Barthes
(2002), Soares (2012), Cosson (2014), entre outros.
Descrição:
SILVA, J. S. da. Letramento literário a partir do texto "A última crônica" de Fernando Sabino: uma proposta para o ensino fundamental II. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.