Resumo:
Este artigo intitulado O processo de aprendizagem do ciclo de alfabetização e os desafios pedagógicos, tem por objetivo identificar quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores do ciclo de alfabetização, bem como, o porquê dos alunos estarem chegando as series finais sem estarem letradas. Refletir sobre a integração dos saberes no processo de alfabetização de crianças do ciclo não é fácil e a difícil tarefa de avaliar dentro dessa perspectiva. Buscou-se aprofundar o tema com base teórica e na prática pedagógica, fazendo uma análise na vivência pedagógica, analisando as causas, efeitos e consequência de uma não aprendizagem na idade certa. O estudo leva a refletir que quando a criança tem seus direitos de aprendizagem retirados, poderão prejudicar o seu rendimento escolar em todo ensino fundamental, médio e até na universidade.
Descrição:
ARAÚJO, A. C. S. O processo de aprendizagem do ciclo de alfabetização e os desafios pedagógicos. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.