Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19314
Título: Um estudo de caso sobre inclusão educacional: possibilidades e desafios
Autor(es): Medeiros, Girlene Nóbrega de
Palavras-chave: Inclusão educacional
Ensino-aprendizagem
Educação especial
Data do documento: 25-Jul-2015
Resumo: O processo de inclusão educacional dos alunos com deficiência no ensino regular constitui o tema abordado neste trabalho monográfico, que objetiva refletir acerca da inclusão educacional no processo ensino-aprendizagem. Adotou-se como metodologia a pesquisa o estudo de caso, conforme Gil (2002) e foi baseado nas reflexões de Mantoan (2006), Xavier (2002), Figueira (2011), entre outros. A pesquisa revelou que o processo de inclusão tem como meta assegurar às pessoas com deficiências uma aprendizagem mais significativa, desenvolvendo habilidades de acordo com suas limitações. Evidenciou-se assim a importância da escola como espaço no convívio social e do respeito à diversidade, bem como a relevância da formação de profissionais de educação para garantir a aprendizagem a todos os alunos com ou sem deficiências. Analisou-se ainda que esse processo pode ser efetivo com professores bem formados, competentes e compromissados com uma prática pedagógica de qualidade.
Descrição: MEDEIROS, G. N. Um estudo de caso sobre inclusão educacional: possibilidades e desafios. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19314
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Girlene Nóbrega de Medeiros.pdf8.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.