Resumo:
O presente estudo objetiva sistematizar as implicações do professor como mediador na
construção da autonomia do aluno em processo de aprendizagem com um olhar da perspectiva
sócio-histórica. A reflexão que propomos neste trabalho foi resultado de uma pesquisa
bibliográfica, embasada teoricamente em Barbosa (2011), Brasil e Siveres (2012), Coelho e
Pisoni (2012), La Taille, Oliveira e Dantas (1992), Petroni e Souza (2010), Silva e Gomes
(2013), Umbelino (2012) e Vygotsky (1984,1995,1998). Ressaltamos esta intermediação na
perspectiva de Lev Semyonovitch Vygotsky, compreendendo a importância da interação
social como parte decisiva na construção identitária humana e reafirmando o valor positivo
que as relações humanas podem causar na autoafirmação do caráter de um sujeito,
principalmente no que diz respeito as intervenções pedagógicas no processo de aprendizagem
do aluno. Nessa perspectiva, o professor, juntamente com a escola, possui o papel capaz de
organizar uma prática que concebe ao aluno a aptidão de agir e intervir em seu meio histórico-
cultural, conferindo significados efetivos na sua evolução social.
Descrição:
SOUZA, E. C. do N. Autonomia do aluno e o professor como mediador no processo de aprendizagem: um olhar da perspectiva sócio-histórica. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.