UEPB - Repositório Digital

Autonomia do aluno e o professor como mediador no processo de aprendizagem: um olhar da perspectiva sócio-histórica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Edlani Cavalcante do Nascimento
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:31:23Z
dc.date.available 2019-05-13T18:31:23Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19327
dc.description SOUZA, E. C. do N. Autonomia do aluno e o professor como mediador no processo de aprendizagem: um olhar da perspectiva sócio-histórica. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo objetiva sistematizar as implicações do professor como mediador na construção da autonomia do aluno em processo de aprendizagem com um olhar da perspectiva sócio-histórica. A reflexão que propomos neste trabalho foi resultado de uma pesquisa bibliográfica, embasada teoricamente em Barbosa (2011), Brasil e Siveres (2012), Coelho e Pisoni (2012), La Taille, Oliveira e Dantas (1992), Petroni e Souza (2010), Silva e Gomes (2013), Umbelino (2012) e Vygotsky (1984,1995,1998). Ressaltamos esta intermediação na perspectiva de Lev Semyonovitch Vygotsky, compreendendo a importância da interação social como parte decisiva na construção identitária humana e reafirmando o valor positivo que as relações humanas podem causar na autoafirmação do caráter de um sujeito, principalmente no que diz respeito as intervenções pedagógicas no processo de aprendizagem do aluno. Nessa perspectiva, o professor, juntamente com a escola, possui o papel capaz de organizar uma prática que concebe ao aluno a aptidão de agir e intervir em seu meio histórico- cultural, conferindo significados efetivos na sua evolução social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sarah Xavier Peixoto de Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.title Autonomia do aluno e o professor como mediador no processo de aprendizagem: um olhar da perspectiva sócio-histórica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta