Resumo:
A escola deve preparar o aluno para que tenha um bom desempenho em suas práticas
cotidianas de leitura e escrita para além de seus muros. Para tanto, entre outros fatores,
devem existir abordagens voltadas para o letramento. O presente estudo tem por
objetivo identificar as práticas de letramento existentes em uma escola pública de
Guarabira-PB e analisar sua importância para os sujeitos envolvidos. O referencial
teórico fundamenta-se em estudos acerca de conceitos de letramento, de leitura e escrita
de autores como SOARES (2003), KLEIMAN (2005), ROJO (2009), entre outros. Nos
apoiamos também em estudos de autores que discutem a função social da escola, como
SAVIANI (1995), DUARTE (2016), e em estudiosos voltados para o estudo da
linguagem no que diz respeito à leitura e à escrita, tais como ANTUNES (2003), entre
outros. Nossa metodologia foi a analítico-interpretativa. O desenvolvimento da pesquisa
deu-se em uma escola de ensino fundamental e médio com alunos do 9º ano do ensino
fundamental e do 3º ano do ensino médio já que são séries de conclusão de etapa da
educação básica. Aplicamos um questionário sobre as práticas de leitura e de escrita
existentes no contexto escolar e realizamos observações de aula. Os resultados da
pesquisa apontaram que existem abordagens na perspectiva do letramento no ensino de
leitura e de escrita no contexto escolar, mas que, predomina a prática do ensino de
Língua Portuguesa voltado para o conhecimento de regras gramaticais, privilegiando o
exercício de memorização, reduzindo as atividades de leitura e escrita ao estudo de
palavras e frases descontextualizadas. E por ser o mais importante espaço de letramento,
a escola deve ofertar muito mais, ela tem a responsabilidade de ofertar aos alunos o
acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício de sua cidadania.
Descrição:
CARDOSO, M. de L. A importância do letramento no contexto de uma escola pública de Guarabira. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.