Resumo:
A Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), principal conquista do movimento negro no âmbito da
política educacional, a qual obriga a inclusão do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira
e Africana na esfera de todo currículo escolar brasileiro, é uma realidade legal há 15 anos,
entretanto, estudos recentes têm demonstrado que esta ainda não é implementado em muitas
escolas brasileiras. Com base nesta constatação, a presente pesquisa objetivou identificar os
desafios para se constituir, no espaço escolar, práticas efetivas para o Ensino de História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana, o qual vise à formação étnico-racial de seus educandos.
Para tanto, foi averiguado se a escola contribui para a inclusão desta temática, quais as
iniciativas tomadas para efeito prático deste ensino, bem como, as razões contidas no espaço
da escola, que a levam a resistir a respeito deste tema, e que ações pedagógicas a escola pode
promover para transformar sua atual realidade frente a esta questão. Este estudo é de caráter
qualitativo, cujo procedimento se constituiu de um estudo de campo, bem como de estudo
caso, realizado em uma escola pública da rede de ensino municipal da cidade de Alagoinha-
PB, sendo seus professores os sujeitos participantes da pesquisa. Dentre as obras mais
utilizadas, destacam-se alguns documentos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana (BRASIL, 2004), Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais
(BRASIL, 2006), e autores como: Munanga (2000), Sant’Ana (2005), Gomes (2005) e
Trindade (2005). Logo, a pesquisa constatou que a aplicabilidade da Lei 10.639/03 não é uma
realidade no cotidiano da escola, em virtude de uma série de elementos, tais como: a falta de
material didático e a formação de professores, desinteresse e inércia dos governantes a
respeito da implementação da Lei 10.639/03, entre outros. Frente a isto, vê-se a necessidade
de investir em uma educação antirracista e que contemple as relações étnico-raciais.
Descrição:
LIMA, M. H. S. de. Os desafios de práticas efetivas para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: a efetividade da Lei 10.639/03. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.