UEPB - Repositório Digital

Gêneros textuais/digitais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Maria Lucineide Batista dos
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:41:08Z
dc.date.available 2019-05-13T18:41:08Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19346
dc.description SANTOS, M. L. B. dos. Gêneros textuais/digitais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Os gêneros textuais são fundamentais no processo de ensino - aprendizagem, pois não basta aprender apenas aspectos da língua em si para desenvolver a competência discursiva, mas também o contexto de uso em que constroem sentidos. Com o surgimento e o crescente uso dos gêneros textuais/digitais, estes se tornam indispensáveis na sala de aula, pois, além de fazerem parte da realidade da maioria dos alunos, constitui um rico material para a reflexão da linguagem num suporte que caracteriza um espaço linguístico-semiótico. Para tanto, o presente artigo, tem como principal objetivo demonstrar a relevância dos gêneros textuais /digitais no processo de ensino - aprendizagem de língua portuguesa. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa foi realizada em uma turma de 1° ano do Ensino Médio. Com a finalidade de extrair informações acerca do ensino-aprendizagem dos gêneros textuais e gêneros digitais foram aplicados dois questionários, um para os discentes e outro para a docente de língua portuguesa da referida série, em uma Escola Estadual situada na cidade de Guarabira - PB. Como subsídio para fundamentação teórica utilizou-se os trabalhos de Antunes (2007), Cavalcante (2016), Maingueneau (2013), Marcuschi (2010), Koch (2009), Barros (2014), Rojo (2012) e o apoio da OCEM de linguagem, códigos e suas tecnologias, BRASIL (2008). Os resultados da pesquisa confirmam a relevância de tornar os gêneros digitais objetos de ensino de língua/linguagem evidenciada tanto pelos discentes quanto pelo docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros Textuais pt_BR
dc.subject Gêneros digitais pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title Gêneros textuais/digitais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta