Resumo:
Os gêneros textuais são fundamentais no processo de ensino - aprendizagem, pois não basta
aprender apenas aspectos da língua em si para desenvolver a competência discursiva, mas
também o contexto de uso em que constroem sentidos. Com o surgimento e o crescente uso
dos gêneros textuais/digitais, estes se tornam indispensáveis na sala de aula, pois, além de
fazerem parte da realidade da maioria dos alunos, constitui um rico material para a reflexão da
linguagem num suporte que caracteriza um espaço linguístico-semiótico. Para tanto, o
presente artigo, tem como principal objetivo demonstrar a relevância dos gêneros textuais
/digitais no processo de ensino - aprendizagem de língua portuguesa. Para alcançar tal
objetivo, a pesquisa foi realizada em uma turma de 1° ano do Ensino Médio. Com a finalidade
de extrair informações acerca do ensino-aprendizagem dos gêneros textuais e gêneros digitais
foram aplicados dois questionários, um para os discentes e outro para a docente de língua
portuguesa da referida série, em uma Escola Estadual situada na cidade de Guarabira - PB.
Como subsídio para fundamentação teórica utilizou-se os trabalhos de Antunes (2007),
Cavalcante (2016), Maingueneau (2013), Marcuschi (2010), Koch (2009), Barros (2014),
Rojo (2012) e o apoio da OCEM de linguagem, códigos e suas tecnologias, BRASIL (2008).
Os resultados da pesquisa confirmam a relevância de tornar os gêneros digitais objetos de
ensino de língua/linguagem evidenciada tanto pelos discentes quanto pelo docente.
Descrição:
SANTOS, M. L. B. dos. Gêneros textuais/digitais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.