Resumo:
O presente trabalho aborda o uso da ludicidade na educação infantil, apresentando
resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi discutir a importância de
usar os jogos em turmas de educação infantil, segundo a concepção dos futuros
docentes. Para realizar a pesquisa foi elaborado um questionário com perguntas
objetivas e fechadas, pelo qual foi aplicada nas turmas concluintes do curso de
pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, campus III da cidade de Guarabira-
PB. Por ser de caráter qualitativa, analisamos e comentamos todas as respostas, e o
resultado desta pesquisa demonstrou o interesse dos futuros docentes a respeito da
ludicidade, todos eles acreditam na relevância do uso dos jogos na construção do
saber das crianças. O trabalho tem como fundamentação teórica autores como: Ana
Cristina de Jesus, Oliveira, Stornilo e pensamentos de grandes nomes como Piaget
e Vygotsky que defendem o uso dos jogos como material de ensino na educação
infantil. E concluímos que o professor deve conduzir o aluno ao aprendizado no
momento do jogo sem interferir em sua imaginação, o lúdico permite vários
caminhos diferentes de aprendizagem que somam no processo de ensino e
aprendizagem.
Descrição:
OLIVEIRA, M. R. de. A importância do uso dos jogos na educação infantil sob um olhar didático dos futuros docentes. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.