Resumo:
O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o discente-docente tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Neste trabalho, foi desenvolvido um projeto de intervenção durante os componentes de Estágio Supervisionado I e II com vistas à redução de criadouros do mosquito Aedes aegypti causador da síndrome congênita da Zika, tendo a duração de dois semestres letivos (2015.2 e 2016.1). Neste relato de experiência, foram descritas as atividades desenvolvidas e destacada a reflexão teórica sobre métodos e estratégias utilizadas, e ações que potencializem os processos de ensino e aprendizagem. O estudo tem método qualitativo e se constitui com um relato de uma experiência didática, baseado em observações; práticas, preparação de todas as atividades; reflexão; evolução ao longo do período preparatório para entendimento do conteúdo; produção dos textos das aulas (scripts); aplicação das aulas e sua prática pedagógica. A formação inicial de um futuro educador, com base nas experiências vivenciadas, permite a ele ressignificar suas concepções de ensino e aprendizagem, e também sua visão de mundo; buscando assim entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compõem procurando meios para intervir nele de maneira transformadora e inovadora.
Descrição:
BRITO, A. J. de S. Relato de uma experiência de ensino para promoção à saúde e prevenção de arboviroses. 2017. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.