UEPB - Repositório Digital

Educação matemática inclusiva: Um jogo mediando a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alânia Cordeiro da
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:55:18Z
dc.date.available 2019-05-13T18:55:18Z
dc.date.issued 2017-11-30
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19374
dc.description SILVA, A. C. da. Educação matemática inclusiva: Um jogo mediando a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Dentro do contexto da educação inclusiva brasileira, a matemática se apresenta como um grande obstáculo do ponto de vista da aprendizagem. Em todos os exames apontados com alunos que possuem deficiência, a matemática é uma das disciplinas com maior rejeição entre os alunos, fazendo com que estes não consigam absorver as competências necessárias para uma boa compreensão nesta disciplina. Assim, surge o nosso tema de estudo, cujo objetivo é compreender dificuldades de matemática de uma aluna com síndrome e Down e contribuir com professores que se deparam com dificuldade no ensino aprendizagem. Destacamos algumas atividades feitas a partir da observação de uma aluna com Síndrome de Down, em que elaboramos um jogo que permitiu que esta desenvolvesse melhor os conceitos matemáticos envolvidos. Também pudemos perceber que práticas educacionais específicas e a utilização de materiais concretos, de cunho didático, permitem a estes uma melhor aprendizagem. Para tal, nos debruçamos em literatura apropriada e tivemos contato com artigos e abordagens teóricas, pelas quais nos atentamos a entender melhor como é dada a inclusão educacional. Como resultado, percebemos um avanço no desenvolvimento da aluna em relação ao conteúdo que foi abordado na aplicação do material didático utilizado. Portanto, enxergamos que é possível obter uma educação de qualidade, mesmo que os alunos com deficiência apresentem alguma necessidade especial na aprendizagem matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Matemática - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.title Educação matemática inclusiva: Um jogo mediando a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta