UEPB - Repositório Digital

Contribuições do desenho geométrico no ensino-aprendizagem da disciplina de Tópicos de Geometria I no Curso de Matemática da UEPB Campus I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Natiele Leandro da
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:55:33Z
dc.date.available 2019-05-13T18:55:33Z
dc.date.issued 2017-12-13
dc.identifier.other CDD 516.22
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19375
dc.description SILVA, N. L. da. Contribuições do desenho geométrico no ensino-aprendizagem da disciplina de Tópicos de Geometria I no curso de matemática da UEPB Campus I. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A disciplina de Tópicos de Geometria I é uma disciplina disponibilizada ao curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba, que aborda os conteúdos referentes à geometria euclidiana plana. O desenho geométrico é um conjunto de técnicas utilizadas para a construção de formas geométricas, tendo sua origem desde os primórdios da humanidade e tornando-se uma linguagem universal de comunicação e expressão, com o objetivo de analisar, interferir e transformar a realidade de membros de determinados grupos. O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as contribuições que o desenho geométrico pode proporcionar no ensino-aprendizagem da referida disciplina. Para obtermos as informações necessárias sobre o nosso tema, realizamos pesquisas em sites, revistas, livros, documentos oficiais e monografias. Também utilizamos alguns referenciais teóricos como Machado e Flores (2013), Rezende e Queiroz (2000), Barbosa (2003), Eves (1992), Rosa e Costa (2015), LDB (1961), dentre outros. De início procuramos abordar de maneira sucinta as origens da geometria e do desenho geométrico, bem como sua relevância para o ensino da geometria euclidiana plana, seus primeiros passos no ensino das escolas brasileiras e sua inserção no ensino superior, mais especificamente nos cursos de matemática. Desempenhamos um estudo comparativo (demonstração versus construção) de alguns conteúdos abordados pelas disciplinas em questão, de modo a nos permitir uma maior reflexão em torno dos resultados apresentados pela teoria da geometria plana e das soluções dos problemas de construções geométricas, evidenciando os elementos comuns a ambos, o que serve de auxílio para o desenvolvimento de tais resultados. Assim, percebemos que as representações gráficas contribuem significativamente no ensino-aprendizagem da disciplina de Tópicos de Geometria I, sendo suporte para toda a teoria da geometria euclidiana plana desenvolvida no decorrer do trabalho e contribuindo com novas reflexões e perspectivas de estudo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenho geométrico pt_BR
dc.subject Geometria euclidiana pt_BR
dc.subject Geometria plana pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Contribuições do desenho geométrico no ensino-aprendizagem da disciplina de Tópicos de Geometria I no Curso de Matemática da UEPB Campus I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta