dc.description.abstract |
A disciplina de Tópicos de Geometria I é uma disciplina disponibilizada ao curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba, que aborda os conteúdos referentes à geometria euclidiana plana. O desenho geométrico é um conjunto de técnicas utilizadas para a construção de formas geométricas, tendo sua origem desde os primórdios da humanidade e tornando-se uma linguagem universal de comunicação e expressão, com o objetivo de analisar, interferir e transformar a realidade de membros de determinados grupos. O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as contribuições que o desenho geométrico pode proporcionar no ensino-aprendizagem da referida disciplina. Para obtermos as informações necessárias sobre o nosso tema, realizamos pesquisas em sites, revistas, livros, documentos oficiais e monografias. Também utilizamos alguns referenciais teóricos como Machado e Flores (2013), Rezende e Queiroz (2000), Barbosa (2003), Eves (1992), Rosa e Costa (2015), LDB (1961), dentre outros. De início procuramos abordar de maneira sucinta as origens da geometria e do desenho geométrico, bem como sua relevância para o ensino da geometria euclidiana plana, seus primeiros passos no ensino das escolas brasileiras e sua inserção no ensino superior, mais especificamente nos cursos de matemática. Desempenhamos um estudo comparativo (demonstração versus construção) de alguns conteúdos abordados pelas disciplinas em questão, de modo a nos permitir uma maior reflexão em torno dos resultados apresentados pela teoria da geometria plana e das soluções dos problemas de construções geométricas, evidenciando os elementos comuns a ambos, o que serve de auxílio para o desenvolvimento de tais resultados. Assim, percebemos que as representações gráficas contribuem significativamente no ensino-aprendizagem da disciplina de Tópicos de Geometria I, sendo suporte para toda a teoria da geometria euclidiana plana desenvolvida no decorrer do trabalho e contribuindo com novas reflexões e perspectivas de estudo. |
pt_BR |