UEPB - Repositório Digital

Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a educação profissional e tecnológica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Andrey Oliveira de
dc.date.accessioned 2019-05-13T19:02:41Z
dc.date.available 2019-05-13T19:02:41Z
dc.date.issued 2017-12-22
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19381
dc.description SOUZA, A. O. de. Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a educação profissional e tecnológica. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A educação profissional tecnológica (EPT), mesmo procurando atualizar-se, ainda faz uso um tipo de educação mecanizada, que tende a formar uma massa de cidadãos passivos e despreparados para uma sociedade marcada por intenso dinamismo. Dessa forma, tem se percebido a necessidade de adotar estratégias que produza um ensino contextualizado, com significação dos conceitos ensinados em sala de aula. Neste cenário, o enfoque da relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, dentro de uma perspectiva construtivista, visa a melhoria da formação do profissional, promovendo a alfabetização científica e tecnológica dos sujeitos. Assim, este trabalho teve por objetivo a avaliação de uma UEPS, aplicada na formação profissional de alunos em um curso técnico, oferecido pelo IFPB, campus Campina Grande, para ensinar os conceitos referentes ao estudo de cinética e equilíbrio químico. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. O público alvo foi uma turma de repetentes em sistema de progressão parcial. Os dados da proposta foram coletados e avaliados mediante: análise da evolução da qualidade de respostas das concepções prévias, palavras cruzadas como estratégia para estruturação do conhecimento, elaboração de mapa conceitual, elaboração escrita de posicionamento diante de questão social e avaliação da proposta pedagógica por parte dos alunos envolvidos. Os resultados demonstraram evolução significativa do entendimento dos conceitos químicos e sua associação com o cenário do trabalho e do cotidiano, bem como teve uma excelente aceitação por parte dos alunos. Portanto, conclui-se que a proposta de ensino se mostrou adequada e eficiente para ser aplicada na formação profissional tecnológica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Química pt_BR
dc.subject Educação profissional tecnológica pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.title Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a educação profissional e tecnológica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta