UEPB - Repositório Digital

Formação de professores: perspectivas de alguns licenciandos do Curso de Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Paula, Michel dos Santos
dc.date.accessioned 2019-05-13T21:01:07Z
dc.date.available 2019-05-13T21:01:07Z
dc.date.issued 2017-12-13
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19385
dc.description PAULA, M. S. Formação de professores: perspectivas de alguns licenciandos do Curso de Matemática. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A formação inicial em cursos de licenciatura constitui a base de um processo formal e sistematizado de aprendizagem do ensinar e da profissão docente, sendo ainda um período importante de construção e consolidação de práticas e crenças em torno do ser professor. O presente trabalho de conclusão de curso retrata uma pesquisa cujo objetivo principal consistiu em verificar algumas perspectivas e questionamentos sobre a formação inicial do professor de matemática, os conhecimentos importantes adquiridos e adotando informações dos licenciandos sobre o perfil de um bom professor sobre a escolha pelo curso e a sua preparação para a docência. Participaram do estudo 48 licenciandos do 1° ao 10° período, manhã e noite, do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB Cumpus VII, Patos-PB. A abordagem é qualitativa, a coleta de dados fez uso de um questionário e a análise das informações teve como subsídio a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a escolha profissional dos licenciandos envolve questões subjetivas como gostar de matemática, acessibilidade, forma que ingressou e avalição sobre o curso. Os licenciandos também refletiram a respeito do perfil de um bom professor como uma questão importante na sua formação docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jorge Miguel Lima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Professor de Matemática pt_BR
dc.subject Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.title Formação de professores: perspectivas de alguns licenciandos do Curso de Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta