Resumo:
A formação inicial em cursos de licenciatura constitui a base de um processo formal e sistematizado
de aprendizagem do ensinar e da profissão docente, sendo ainda um período importante de
construção e consolidação de práticas e crenças em torno do ser professor. O presente trabalho de
conclusão de curso retrata uma pesquisa cujo objetivo principal consistiu em verificar algumas
perspectivas e questionamentos sobre a formação inicial do professor de matemática, os
conhecimentos importantes adquiridos e adotando informações dos licenciandos sobre o perfil
de um bom professor sobre a escolha pelo curso e a sua preparação para a docência. Participaram
do estudo 48 licenciandos do 1° ao 10° período, manhã e noite, do curso de Licenciatura em
Matemática da UEPB Cumpus VII, Patos-PB. A abordagem é qualitativa, a coleta de dados fez uso
de um questionário e a análise das informações teve como subsídio a análise de conteúdo. Os
resultados apontam que a escolha profissional dos licenciandos envolve questões subjetivas como
gostar de matemática, acessibilidade, forma que ingressou e avalição sobre o curso. Os licenciandos
também refletiram a respeito do perfil de um bom professor como uma questão importante na sua
formação docente.
Descrição:
PAULA, M. S. Formação de professores: perspectivas de alguns licenciandos do Curso de Matemática. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.