Resumo:
Os conflitos se não forem bem administrados, podem gerar resultados negativos para a
organização, assim é de suma importância que ocorra uma investigação a respeito de sua
procedência, para que se possa tentar administrá-lo da melhor maneira possível. Desta forma,
o presente artigo tem como objetivo analisar como se configuram os conflitos na Secretaria
Municipal de Saúde de Santa Luzia - PB. Para isso, foi realizado um estudo básico, classificado
como descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, em formato de estudo de caso. A
ferramenta utilizada para a obtenção de dados foi à aplicação de dois questionários, com os
colaboradores e os gestores. Os resultados obtidos através deste estudo mostraram que os
conflitos, de modo geral, ocorrem na Secretaria de Saúde, e que os aspectos pessoais
influenciam o aparecimento destes conflitos na organização, assim como também os
interpessoais. Além disso, foi possível observar que as consequências negativas dos conflitos
existem na organização e que as positivas acontecem na mesma intensidade, dando a entender
que as negativas podem estar sendo transformadas em positivas. Ademais, pode-se destacar
que o principal estilo de administração de conflitos utilizado pelos gestores da organização é o
colaborador. Diante disso, pode-se concluir que os conflitos na Secretaria de Saúde ocorrem e
que os gestores precisam buscar a forma mais adequada para que ocorra a sua minimização.
Descrição:
SOUZA, T. M. A. Estudo sobre conflitos em organizações públicas: o caso da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia - PB. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.