Resumo:
O presente trabalho teve como finalidade investigar a utilidade dos jogos
cooperativos fazendo um elo com o lúdico nas aulas de Educação de Física na
educação infantil. Os jogos cooperativos podem resgatar os valores humano na
escola tais como amizade, cooperação, solidariedade e respeito, apostamos na
adesão do jogos cooperativos como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação
Física, como incentivo a socialização e a participação igualitária das crianças
favorecendo a interação entre os alunos e o ambiente escolar. Considero que a
prática desses jogos juntamente com lúdico é de suma importância nas séries
iniciais. Por isso, quero sedimentar essa atividade de forma lúdica, de maneira
prazerosa, com o auxilio desse instrumento pedagógico nas aulas de Educação
Física. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o método que utilizo é o de
estudo de caso. Inicialmente realizei uma revisão teórica, ressaltando a importância
desse tipo de instrumento pedagógico no contexto educacional, com base nos
Parâmetros Curriculares da Educação Física. Logo depois, apontarei a Educação
Física na Educação Infantil: o trabalho com os jogos cooperativos. E, por fim,
apresentarei os resultados da análise sobre as atividades que realizei na turma do
Pré II da Educação Infantil em uma Escola Particular Educandário Janelinha do
Saber situada na cidade de Belém – PB, as quais me fizeram refletir sobre minha
prática como futura profissional da Educação.
Descrição:
SILVA, C. M. de A. Ludicidade na educação infantil: o papel dos jogos cooperativos. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.