Resumo:
Muitos autores em diferentes países estudam o letramento em suas respectivas
comunidades de falantes nativos. No presente trabalho, veremos o letramento sob
uma perspectiva geral e também específica, pois nosso principal objetivo é observar
a relação dos alunos de graduação em Letras- Inglês com as práticas letradas em
uma língua estrangeira (LE). Para tanto, iremos fazer, inicialmente, algumas
considerações teóricas sobre o conceito de letramento de modo a entender de forma
geral esse fenômeno. Depois, faremos uma breve discussão sobre o letramento
dentro e fora do âmbito escolar; em seguida, veremos o fenômeno do letramento na
esfera acadêmica e alguns fatores que podem influenciar o nível de letramento
acadêmico de um estudante. Logo após, será debatido sobre o letramento em língua
inglesa como língua estrangeira no contexto do ensino superior brasileiro,
abordando a questão da importância da leitura e da escrita em LE. Por ser de cunho
quantitativo-interpretativo, traremos, por fim, os resultados de uma pesquisa de
campo realizada com dois grupos de alunos do segundo e sétimo semestres do
curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba- Campus III. Tal
pesquisa teve como intuito analisar, a partir de um questionário aplicado, a relação
dos alunos com a leitura e a escrita, para assim verificarmos o nível de letramento
que esses discentes apresentam em inglês.
Descrição:
COSTA, J. B. de P. C. Algumas reflexões sobre as práticas de letramento em língua inglesa de alunos da graduação. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.